PASSO 3: ACEITE (3/10)

Você vai falhar e está tudo bem!

Conversando com algumas pessoas que leram os textos anteriores, vejo que muitos estamos no mesmo caminho: nos sentimos sufocados pelas demandas. Não sabemos como fazer a mudança que queremos. Somos profissionais cuidadores e ainda somos esposa, marido, pai, mãe, irmãos, filhos, netos. Temos a demanda de cuidar também da nossa família.

Isso muitas vezes nos faz sentir como se estivéssemos nos afogando.

Então vamos imaginar juntos…

Você está em uma praia bem tranquila, vendo o nascer do sol e resolve dar um mergulho. Tudo está lindo! Água morninha, sol fraco, dia lindo, dia PERFEITO!

De repente, tudo muda… Você ouve um trovão enorme e toma um susto. Abre os olhos e percebe que o mar ficou agitado. Ondas te levam para lá e para cá. Você quer sair do mar, mas não consegue. Começa a nadar, nadar e percebe que não sai do lugar.

Quando você pensa que não dá para piorar, você sente várias mãos te puxando para baixo e te pedindo ajuda. Você olha e percebe que são todos rostos conhecidos (sua família, seus clientes). O desespero toma conta de você e você sente que pouco poderá fazer para se salvar e, muito menos para ajudá-los.

Mas… quando fecha os olhos e pensa que é o fim, você percebe que, para lutar e ajudar a todos, precisa primeiro respirar. Então, num ato de coragem e confiança, você move seus braços e consegue colocar a cabeça para fora, puxando o ar e assim (com o cérebro oxigenado), você passa a ter clareza do que está acontecendo e percebe que tem um barco logo perto de você.

No desespero do dia a dia, nem percebia os “barcos” que estavam ao meu lado: pessoas que poderiam me ajudar (se eu delegasse tarefas!), técnicas que eu conhecia mas não colocava em prática , ferramentas que estavam ao meu alcance e que eu nem sabia usar.

Alguma semelhança com sua vida real? Muitas vezes me sentia assim. Sendo puxada para baixo pelas necessidades dos outros. Ou, sufocada com demandas do trabalho. Ou, me cobrando a perfeição em tudo, como se eu fosse a Mulher Maravilha.

Acontece, que nós pensamos que a Mulher Maravilha NUNCA FALHA e, quando ficamos nos idealizando assim, não aceitamos que podemos e que vamos falhar. Aceitar que você vai falhar, é fundamental para que o processo de mudança e de caminhar na direção de uma vida melhor aconteça.

Tenho certeza que você agora se sente desesperado, vendo a vida te sufocando e, muitas vezes dizendo que NÃO QUER MAIS SER A MULHER MARAVILHA. Quem sabe você não está pensando: EU QUERO SER A CINDERELA!!!

Imagem da Internet

Vou te dizer uma coisa: pensei isso muitas vezes durante anos. Mas sabe o que descobri, quando passei a tirar alguns minutos do meu dia para subir à superfície e respirar? Quando aceitei que poderia falhar e que tudo bem… as coisas mudaram.

Descobri que a Cinderela passou grande parte da vida dela sofrendo com as circunstâncias da vida. Ela sofreu a morte do pai, a maldade da madrasta, a exploração das irmãs. Mas… ela buscou momentos de serenidade fazendo um chá, conversando com os animais (seus amigos). Depois, ela teve esperança e vontade de ir ao baile. Se resignou ao ir recolher as ervilhas que a madrasta jogou no chão. Mas, principalmente, ela ACEITOU AJUDA da fada madrinha e assim, foi possível transformar aquela realidade. No livro “A Psicanálise dos Contos de Fada”, o autor Bruno Bettelheim, nos leva a refletir sobre como esses contos estão em nosso subconsciente e como, muitas vezes, vemos só o FELIZES PARA SEMPRE.

Resumindo: a vida que temos hoje é a nossa vida. As circunstâncias que temos hoje podem nos “puxar para baixo” e demandar forças que julgamos não ter mais. As pessoas a nossa volta podem até não perceber que estamos assim e parece que o que fazemos nunca é suficiente. Essa é a sua vida hoje. Você não pode mudar o passado que te levou até onde está hoje.

Mas… eu e você podemos mudar nosso futuro. Como? RESPIRANDO!!!! Buscando ajuda (médico, terapia, nutricionista, amigos, profissionais de diversas áreas que podem te ajudar a organizar melhor sua vida).

Imagem internet

Busque ajuda! Estou aqui para te ajudar! Se eu estou conseguindo, você também consegue!

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *